quarta-feira, 30 de março de 2011

Dia 6- Organização e arquivo de documentos

Neste tema tenho sempre sérios problemas em casa!... Como se costuma dizer, casa de ferreiro, espeto de pau.

Não há gaveta, móvel, mala ou outro que não tenha um papelito ( ou algo mais importante!). Seja em cima do micro-ondas,  pendurado no frigorífico, movél da entrada, nas gavetas da sala, na mala que está a ser usada, ou na chamada gaveta das tralhas (que todos costumamos ter), encontro sempre uma factura paga ou por pagar (estas últimas normalmente andam na mala), um extracto bancário, ou outra correspondencia e afins...

Devez em quando, reúno tudo e vou organizando, mas confesso que me dá muito mais trabalho depois. É tirar envelopes, separa o que é lixo e publicidade, dividir por tipos, ordenar por datas, furar e arquivar.

Tal não haveria grande problema se fosse feito frequentemente, mas às vezes deixo acumular muito, e depois passo horas a fazer este trabalho.

Como já tenho pastas de arquivo para cada tipo de documento, não preciso comprar, mas deixo-vos a divisão que faço:
Correspondencia Bancos (onde guardo extractos bancários e outra correspondencia com instituições bancárias)
Facturas Casa Pagas (onde guardo todas as facturas relacionadas com consumos de casa como água, electricidade, tv cabo, etc)
Finanças ( onde guardo dossiers transparentes com os diversos IRS de anos anteriores e respectivas despesas, assim como outras notificações ou cartas da DGCI)
Documentos Importantes ( Escrituras da casa, Escrituras de Emprestimo Habitação, Boletim de Vacinas, e outros documentos oficiais importantes)

Se não tiverem assim tantos documentos como eu para aquivar, poderão ter uma só pasta com separadores, fazendo esta mesma divisão, mas acho que apartir do momento em que temos casa própria e contas a pagar, uma pasta não é suficiente.

Então, depois de alguma pesquisa, partilho convosco o que pretendo implementar:

-Aderir em tudo quanto possível a documentos electrónicos e criar para o efeitos pastas no computador onde guardo para arquivo, para além de ser melhor para o ambiente, diminui o volume de papelada a organizar.

- Tenho quase tudo em pagamento por débito directo, mas algumas contas ainda não, por isso quero tratar já disso! Evita andar sempre com a factura na mala ou em cima do balcão.

- Criar uma pasta deste tipo para ter num local acessível onde irei juntar toda a correspondencia semanal e no final da semana arquivar nas pastas. O tamanho dessa pasta dependerá do volume da correspondencia, mas aconselho a não ser muito grande, pois para além de inestética na decoração, dá azo a acumular muitos documentos.



-Aconselho também ( isto já faço) a manter ao longo de todo o ano e em local acessivel , uma pequena bolsa transparente para as despesas de saúde e outras facturas para o IRS. Não se perdem e evita andar a remexer gavetas ou carteiras, na altura do preenchimento da declaração.

Se se lembrarem de mais dicas, partilhem...

Bom trabalho.

1 comentário:

  1. o tipo de pasta que mostras na foto é de facto pratica! eu tenho 2 dossiers, um para despesas de casa, e outro com facturas para irs, garantias de electrodomésticos, tudo arrumadinho! assim sei sempre onde está algo que preciso! ;)

    ResponderEliminar