terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia 8- Organização de brinquedos

O quarto das crianças ( ou outro espaço para brincadeiras) é o sitio de desarrumação permanente, é certinho!

É natural, ou não fossem crianças...Mas podemos criar formas de organização que facilitem a arrumação dos mesmos, de preferencia pelas próprias crianças, pois de pequenino de torce o pepino.

-Para mim o ideal é criar uma espaço que em altura seja acessivel à criança com caixas onde ela possa encontrar ( e guardar) os bonecos de maior porte, como carrinhos, ursinhos e bonecas.

-Puzles, "mini- bonecas e seus acessorios" deverão estar em caixas mais pequenas, de preferência transparentes para facilitar a visualização, ou etiquetadas se as crainças já souberem ler.


-Deve evitar deixar os bonecos de peluche expostos ao pó e também evitar os brinquedos pequenos que facilmente os bebés levam à boca.

-No Natal ou aniversário da criança os brinquedos abundam lá por casa, por isso dê um revisão nos restantes e se a criança nao brinca com algum há muito tempo é porque se desinteressou por pelo brinquedo. Está na hora de o dar a crianças menos favorecidas ou então, se não quer desfazer-se do objecto, guarde durante algum tempo e depois volte a disponibiliza-lo à criança, parecerá novo outra vez.

-Quando compra um brinquedo, tenha sempre atenção à marcação CE e instruções de segurança

-Crie um espaço com mesa e cadeira onde a criança possa dar largas à sua imaginação e criatividade.

-Crie hábito na criança desde pequena para ser ela a arrumar os seus brinquedos. Comece por fazer em conjunto com ela para a ensinar e depois aos poucos delegue a função.

Boa arrumação.

1 comentário: